domingo, 30 de maio de 2010

Goth rock & Darkwave

Resolvi fazer um post sobre goth rock e darkwave*-*










































( Nas Fotos bandas consideradas góticas,darks e afins :S *-*.Primeiira foto: Blutengel,segunda: The crüxshadows, terceira: Clan of xymox, ( até aqui os estilo émais eletro goth), quarta:The sisters of mercy,quinta: Siouxie, sexta:The cure, sétima: Joy division, e por último Bauhaus.

Origem:
"A atmosfera é realmente maléfica, mas você se sente à vontade dentro dela". Ao fazer um comentário sobre o lendário filme Nosferatu, Bernard Summer, o guitarrista da banda Joy Division, gerou a definição que muitos consideram a mais concisa do assunto".
Jah nos anos 80:
momento bem propício para o surgimento do gênero musical em questão e seus parentes próximos mais eletrônicamente dispostos, (Metal Industrial, EBM, Synthpop e etc.) já que a Disco Music(que já havia enfraquecido), a House Music e a maioria dos outros tipos de música eletrônica se apoiavam em diversão apenas, tratando qualquer assunto sério com subjetividade (o amor é sempre mais bem visto para tema nesses moldes) e concebendo experimentalismo dançante para festas e clubes. Mas partindo desse príncipio podemos achar raízes para a "Darkwave" sim, de algum modo. Com o surgimento da MTV muitos artistas ligados ao "Gothic Rock" tiveram vários clipes veículados, o que ajudava na divulgação de seu trabalho. David Bowie, influênciado pela Disco Music, lançou o álbum Let´s Dance. Voltou ao loiro, usava topete e ternos coloridos; Que também eram uma característica dos "New Romantics". O movimento New Romantic, conhecido também como "Romo", era um estilo musical e de moda surgido nos anos 80 na Inglaterra. Posterior ao estilo New Wave (fim dos anos 70), estilo este que acabou se dividindo entre New Romantic, Gothic Rock e movimentos Post-Punk. Da influência de Bowie ainda se pode dizer muito, tanto em música como em outros aspectos da subcultura. É muito provável que góticos usem Ankhs só por causa dele. No filme "Hunger/Hunger–Fome de Vida", Bowie interpreta um vampiro e usa um exemplar afiadíssimo para ferir a jugular de sua vitimas já que não tinha dentes afiados. Essa imagem também ficou marcada pelo fundo musical de quando ele saí à caça de uma presa com sua companheira ao som de "Bela Lugosi´s Dead", da banda Bauhaus.

Os caminhos do rock gótico:
Embora originalmente considerado um rótulo para um número pequeno de bandas de rock/pós-punk, o rock gótico possui, hoje, um espectro bem maior - abrangendo em si o Death Rock, a Música Industrial e até algumas bandas da new wave, por exemplo. Enquanto a maioria das bandas punk focava um estilo agressivo, as primeiras bandas góticas eram mais pessoais e introvertidas, com elementos de movimentos literários como horror gótico, romantismo e niilismo. As primeiras bandas consideradas góticas foram: Sisters of Mercy, Bauhaus, Siouxsie & The Banshees, Joy Division, etc. Embora, como já foi dito, nem todas aceitem de bom grado o termo. O Bauhaus é considerada a banda pioneira do estilo. Surgiram em meados de 78. Bela Lugosi is Dead é um épico com nove minutos de duração, seu single foi lançado pelo selo independente Small Wonder. Bela Lugosi foi um ator que ficou marcado pela interpretação do clássico Drácula, de Bram Stoker. Apesar de não ter sido exatamente um sucesso de vendas, a música definiu tudo aquilo que seria o rock gótico (guitarras fálicas distantes do resto dos instrumentos e um vocal que se mistura a todo o resto como que solto no espaço), e se manteve nas paradas independentes da Inglaterra por anos e anos. Como já foi dito, a ausência de cores e o inconformismo vinham da desconfiança no futuro, graças ao período nuclear da guerra fria, da cortina de ferro, e de crise econômica. Como se pode ver realmente, uma situação propicia para obscuridão e não para louros! A voz e os trejeitos de Peter Murphy, onde se via um comportamento meio glam (influências diretas dos primeiros álbuns solos de Iggy Pop, produzidos por seu amigo David Bowie) é uma presença forte e contribuiu para o culto da banda. O primeiro álbum do Bauhaus foi In the Flat Field, mas o segundo, de 81, Mask, revelou uma maior ambição musical dos pais do gothic rock. Os elementos eletrônicos, metais, misturados à já conhecida fórmula dark gerou um álbum considerado por alguns como ainda melhor que seu predecessor, e que teria dado origem ao que alguns chamam de darkwave. Ainda e talvez entre as bandas mais conhecidas, até pelos não aprofundados no cerne gótico, além de Bauhaus, estejam ainda The Cure e Joy Division.

Robert Smith liderou a banda, inicialmente chamada The Easy Cure, e permaneceu nela desde sempre. Seu estilo é algo um tanto indefinível, mas como já foi citado, nem todas as bandas góticas se definem assim. Pós punk era uma definição bem usada - por surgir depois do auge do punk rock. Na verdade o Cure teve várias fases. O primeiro álbum Three Imaginary Boys, de 1979, teve uma turnê de promoção que os levou a serem convidados para serem a banda de suporte para a banda Siouxsie And The Banshees, banda também bastante conhecida na cena punk e pós punk, com o vocal feminino de Siouxsie Sioux. Robert Smith fora o guitarrista da banda durante sua fase punk; poucas bandas conseguiram fazer uma transição de fases tão bem quanto os Banshees, saindo do punk e se tornando um exponencial gótico. Boys Don't Cry, quando foi lançado em 1980, não obteve o sucesso esperado; só em 1986 tornou-se um hino da banda. Músicas como Friday I´m in Love, Lovesong, Lullaby e A Letter to Elise, foram outros de seus grandes sucessos, já nos anos 90. A música dos The Cure tem sido categorizada como rock gótico, subgénero do rock alternativo, como uma das principais bandas, no entanto, Robert Smith disse em 2006 que, "é patético quando o gótico ainda se cola ao nome The Cure", considerando o sub-género "incrivelmente estúpido e monótono. Verdadeiramente lastimoso".[1]
Joy Division
O Joy Division, de Manchester, também possui várias influências de estilos, ainda que com uma bateria de certa austeridade militar executada por Stephen Morris, e o que alguns produtores definiriam como death disco[carece de fontes?]: letras significativas sobre desolamento espiritual em contraste com uma batida compulsória inclinada à dança, aliada a uma linha de baixo melódico e marcante; em algumas músicas, toques eletrônicos a la Kraftwerk; e para finalizar os vocais soturnos reverberados pelo barítono Ian Curtis. Músicas como Love Will Tear Us Apart, She's Lost Control, Transmission, New Fades Dawn e Isolation falam por si só. Em seus 3 anos de existência, de 1977 a 1980, a banda gravou apenas dois discos inéditos em estúdio (Unknown Pleasures, de 1979 e Closer, de 1980), sem contar compilações, extras ou ao vivo e singles. Por Ian sofrer de epilepsia e ter sérios problemas conjugais, foi levado a uma depressão que culminou em suicídio em 18 de maio de 1980 – em suas palavras: "tudo isso é muito ruim, preferia estar morto agora". Sem aquela voz, o Joy nunca mais seria o mesmo. Mudaram sua sonoridade e letras, formando o New Order ("Nova ordem"), nome que visava explicitar a mudança. A banda se distanciou do genêro que a consagrou com algo bem diferenciado, alinhando-se mais a house e ao que hoje se chama pop-rock, mas não deixa de agradar muitos membros da subcultura gótica até hoje.

Há um estilo muito conhecido também que se chama: Eletro goth

O Electrogótico (ou Eletro-Goth, ou ainda Eletrogótico) é um gênero musical que começou a se difundir nos anos 90, sendo mais popular na Europa. O electrogótico combina diversos estilos de música eletrônica (como Aggrotech, Futurepop e Trip Hop) com a atitude e o espírito da subcultura gótica e do rock gótico.

Observação:METAL NÃO É GÓTICO E NEM ORIGINOU O GÓTICO!
Há porém um estilo chamado gothic metal :D, no qual a banda que mais me agrada é o tristania,mas isso não vem ao caso.

Tiirei tudo da wikipédia,por tanto,haverá aguns erros,fato *-*